terça-feira, 24 de março de 2009

MAIS UMA DE MARINA VILELA...

Galera, a nossa muito querida amiga e colega Marina Vilela está nos fazendo um convite imperdível...Aproveitem!!!
A artista Marina Vilela é graduanda da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, na área das Artes Visuais e é presença que muito nos orgulha. Prestigiou nossa galeria em outubro de 2008, com a belíssima exposição "Uma questão do Olhar".

IMPI convida: “Palestra Informativa e Aula Experimental.”
Dia: 30 de março de 19 horas

“E X I S T Ê N C I A C O R P O R A L C O N S C I E N T E”
Local: IMPI ( Instituto de Medicina e Psicologia Integrada ).
SHIS - QI: 05 - CH: 85

A Palestra apresenta idéias teóricas que fundamentam Existência Corporal Consciente, revelando os benefícios curativos e preventivos que o trabalho oferece para os incômodos corporais. A aula apresenta movimentos diferentes dos habituais que possibilita dissipar o excesso de tensões em regiões articulares, onde movimento repetitivo é uma constante, como dedos, punhos e ombros. Estimula a vitalidade, eliminando cansaço e desanimo revigorando o prazer e alegria em viver.
“EXISTÊNCIA CORPORAL CONSCIENTE”
Noções sobre o Trabalho

Atualmente, ao conviver com uma diversidade tecnológica, as pessoas lidam em seu cotidiano com máquinas informatizadas que exigem mais da mente em detrimento da totalidade do corpo. Os movimentos repetitivos e em uma só direção, tanto da articulação óssea como das fibras musculares, faz com que a mente se desvincule da consciência dos sentimentos e das sensações corporais desestabilizando o organismo e deixando a desejar algo que integre o corpo e a mente.
A proposta de “EXISTÊNCIA CORPORAL CONSCIENTE” é levar as pessoas a adquirir o hábito de estar mais em contato consigo mesma, no tempo presente, através da execução de seqüências de movimentos em várias direções que trabalham as articulações ósseas, produzindo alongamentos nos músculos.
A consciência dos ossos, das camadas musculares que os envolvem, da cobertura da pele, tem este efeito: o de trazer a pessoa para o contato consigo mesma, como volume vivo, a mover-se no espaço, no tempo presente. Os bloqueios e desgastes, acarretados por todas as condições adversas que as atividades cotidianas produzem ao homem, são neutralizados.
Aos poucos, vai-se dando às pessoas a possibilidade de fazer uma integração harmoniosa de seu todo, estimuladas por modalidades expressivas diferentes das habituais. Esses novos movimentos tendem a desestabilizar fixações mentais e tensões musculares que retêm quantidades apreciáveis de energia e que, quando liberadas, são disponibilizadas ao fluxo corporal causando um aumento da potência físico-mental. As pessoas sentem-se mais animadas, revigoradas, com mais disposição para as atividades cotidianas e com maiores possibilidades criativas.
Pode ser realizado por qualquer pessoa, independente da idade, condicionamento físico ou biótipo.
O que torna este trabalho singular é a qualidade de sua abordagem, o tempo dedicado a cada seqüência, que integra a pessoa no tempo presente e no espaço real.
O trabalho prima por ser desenvolvido nos moldes da cultura brasileira, pois tem sua origem no trabalho de “Consciência e Movimento Corporal” da brasileira ANGEL VIANNA, diretora da Faculdade de Dança Angel Vianna, no Rio de Janeiro.
Este trabalho é influenciado pelos trabalhos de Eutonia de Gerda Alexander, e das obras de Moshé Feldenkrais, Mathias Alexander, William Reich, dentre outros, autores estudiosos do CORPO e da CONSCIÊNCIA.

Marina Vilela
Mestre em Psicologia (FGV-RJ). Graduada em Psicologia (UnB). Formada em Consciência Corporal no atual Instituto de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação - Angel Vianna (RJ). Formada na Abordagem das Couraças Musculares de Wilhelm Reich (CIO-RJ).

Informações : 3224 7393 e 9624 9303

ASA NORTE: SCLN 212 - Bl: D - S: 208. LAGO SUL: IMPI: SHIS - QI: 05 - CH:85.
3ª e 5ª feira à noite. 3ª e 5ª feira à tarde.

Um comentário:

Unknown disse...

A Marina Vilela é, além de artista, uma professora excepcional!
Faço aulas com ela de Existência Corporal Consciente há mais de dois anos e o resultado ´tem sido extraordinário.
A flexibilidade, a leveza a presença, a postura e a consciência do corpo e do espaço que tenho adquirido com ela faz com que suas aulas sejam indispensáveis.
Gostaria tanto que mais pessoas, mais alunos e alunas pudessem aproveitar do conhecimento e disposição da Profa. Marina.